Educar nossos filhos


Quando há o desejo de se ter um filho, esperamos dele ser o que a gente não foi. aí está o principio do erro da educação dada aos filhos, as brigas aumentam cada vez que recebemos uma negativa deles.
Na educação moderna enfiamos nossas crianças nas mais diversas atividades, para que eles sejam feitos como máquinas. Máquinas da ginástica olímpica, do judô, do Kumon, do português e máquinas da administração, onde tudo envolve a máquina maior que manipula a mente e corpo das pessoas, o COMPUTADOR.
Engrassado Ctrlc + ctrlv, é muito legal a cópia, mas isso escorrega do verdadeiro idealismo de cada um. Na Europa já não é mais usado essa prática, e no Brasil? País das cópias e das não-atitudes, quando se vê um filho copiando, e ele se esquece que está no mundo para ser gente.
Educação banalizada estatelada por uma sociedade febril sem ter ideais. Se ensina na faculdade que o Educador deve ser neutro e não deve expor suas idéias para não afetar a liberdade do pensamento do jovem. Mas que tipo de jovens temos hoje?
Educação, quando vejo na esquina de casa uma criança morrendo de fome, e o governo que deveria dar toda a infra-estrutura para tais e tais famílias viverem bem, com o mínimo que seja: escola, trabalho, dignidade. Enquanto tais e tais familias vivem mendingando o pão.
Educação que nos atormenta e muitos pais e mães tem dó do filho para educar, pensando no martírio que era antigamente e passa a mão na cabeça do filho, incapacitando-o chamndo o mesmo de coitado.
Educação sem iniciativa.....
Falar de educação é algo complexo e redundante, quando ainda numa sociedade machista, muitas mulheres criam seus filhos na submissão.
PAOLA VANNUCCI
22/05/2008

Comentários

Paola,sua crônica é maravilhosa.
A educação realmente é uma das pilastras de um povo. Infelizmente em nosso país não contammos com essa prioridade. parabéns!
Beijos!
Harold disse…
Oi Paola!
Lamentável que seja assim. Todos dizem que a educação é algo prioritário para a sociedade. Porém o governo, os empresários e os cidadãos não parecem, de fato, envolvidos num esforço de torná-la algo concreto.
Os descalabros citados no seu textos são decorrentes da falta de reflexão. Se as pessoas se perguntassem, com sinceridade, o que a educação representa nas vidas delas, talvez, de fato, se empenhassem em fazer dela algo que seja eficaz e não um jogo de (bons ou maus) modos.
Penso que educação tem mais a ver com postura de vida do que com discurso.
Beijos!
Anônimo disse…
Boa tarde Paola li seu texto sobre a Educação de nossos filhos realmente é preocupante concordo com você um povo sem educação e sem cultura não vai alugar nenhum.

Celso.
O Profeta disse…
Uma voz quebra o silêncio
Um espelho retêm a beleza
Vi com os olhos fechados
A fúria da minha incerteza

Fecham-se as janelas de poente
Este nevoeiro galga o pensamento
Uma semente solta num ribeiro
Corre no incerto de cada momento


Deixo-te uma doce acalmia


Mágico beijo
A EDUCAÇÃO É ALGO REALMENTE PRIMORDIAL, ELA COMEÇA NA FAMÍLIA E TEM SUA CONTINUIDADE NA ESCOLA. A DISCUSSÃO DO QUE É MELHOR PARA A FORMAÇÃO INDIVIDUAL DO SER OU NÃO SER É MESMO UMA QUESTÃO FILOSÓFICA MAS, O APOIO DE PAIS E MESTRES COMPROMISSADOS É FUNDAMENTAL NA SOCIALIZAÇÃO DE CADA EDUCANDO. ABRAÇOS / PROF. WASHINGTON

Postagens mais visitadas deste blog

Questão de educação

Hildegard von Bingen

O dia do amanhã