Sistema!


Hoje deveria escrever poesia, mas como escrever poesia se a vida restringiu-me a luta para todos os meus objetivos?
Certa vez, como sempre que preciso de alguma ajuda do governo, ou órgãos do governo sempre tenho de ficar nervosa, gritar, bradar, fazer com que meus direitos venham a tona. Isso é um horror, pois viver sempre cobrando e me extressando, tudo poderia ser mais fácil se um bendito sistema não me impedisse de agilizar o processo de uma simples consulta para dar continuidade a um caso particular.
A questão é a seguinte:
Precisava continuar tratando da saúde da minha filha, e em 10 anos certo médico não me dava encaminhamento mais detalhado ou me enviar para um simples especialista do intestino. Bom, a questão é a seguinte depois que resolvi junto com a minha família o diagnóstico da minha filha o médico ainda relutou em me ajudar, ainda tentou me ludibriar achando que fosse qualquer uma... e claro como sempre, eu Paola botei a boca no trombone, telefonei para 156 telefone da Prefeitura e logo em seguida para o 0800 telefone da Ouvidoria da Saúde denunciando o tal médico, e logo após isso tudo começara a se desenrolar. Hoje consegui o tal encaminhamento e estou tratando da saúde da minha filha.
Trata-se de uma doença do intestino, "Megacolon" mas não é um caso agúdo da doença, por isso o seu desenvolvimento, sendo que o médico especialista me passou um tratamento rigoroso e demorado para poder ver a reação dela e daí sim ver se pode operar ou não.
A questão que me deixou furiosa é que tive de viajar para São Paulo e resolver tudo em médicos particulares e fazer exames também em locais particulares porque o Sistema Único da Saúde nunca funciona quando você quer, não condeno o SUS, pois estou usando este sistema e estou sendo tratada muito bem agora ‘depois que briguei’ para ter meus direitos garantidos. Mas em sua grande proporção deveria ser melhor administrado pois o volume de pessoas e usuários são de diversas naturezas e de diversos problemas de saúde, várias vezes mais graves do que o problema da minha filha, mas , qual a gravidade quando se corri o risco de morte? do qual esse sistema já não funciona mais.
A questão é da super-polulação que cresce demasiadamente sem nenhuma restrição, aparecem as tais campanhas, mas ao mesmo tempo tudo precocemente vai desenvolvendo já com um simples namoro aos 10 anos de idade nas escolas, aí já entra no problema da EDUCAÇÃO, que também o Brasil também está sem estrutura. Tudo é muito complexo e se torna uma bola de neve. E muitos morrem sem atendimento nas filas de hospitais, postos emergenciais ou até mesmo pedindo ajuda numa simples farmácia da esquina do bairro. Até mesmo por causa de um sistema perde-se uma vida, claro, não foi o caso da minha filha, mas diante dos dias passados eu realmente estava dividida no que seria vida e morte, morte e vida, até saber ao certo o tipo de doença que ela tem, mas que logo iremos resolver o caso.
Resumindo fecho o assunto assim:
A sociedade vive numa tremenda babaquice onde o ser humano não sabe viver fora de um sistema, todos tem de seguir uma fila para dar em lugar nenhum. As respostas do homem estão dentro do sistema criado por ele mesmo, se não o mesmo fica louco e morre na miséria.

Não posso deixar de colocar algumas palavras pelo dia da poesia, como faço todos os anos desde que comecei escrever, volto ao meu romantismo:

Senti que minhas palavras parecem vãs,
A vida é pura luta apesar de amá-la,
A vida é curta e nunca a achei,
A vida me engana, mas ao tempo o leio com olhos cheios.
Ao mesmo leio com o suspirar de cada verso,
As palavras correm nas mãos calorosas a me abraçar solenemente,
Fragmentos longos a brilhar
Rascunhos deixados para traz
Para quem os interpretarem sentir que
Às vezes um poeta apenas
Rabisca, mas vive,
Confundindo até mesmo seus próprios escritos!!!!!



A todos, Feliz dia da Poesia.

Paola Vannucci
14/03/2208

Comentários

Anônimo disse…
Minha flor ...seu blog , como ja tinha dito , esta bem escrito , bem feito, feito com amor , parabéns ...

Mulheres

Há mulheres que me tiram do sério
misturam meus olhos
perturbam meus desejos
por apenas existirem.

Há mulheres que não me levam a sério
sorriem com carinho
nem sabem meu nome e nem de meus sonhos
nem sabem que eu existo.

Há mulheres demais nesse mundo
reinam soberanas quando passam batom
param a vida quando desfilam de pernas de fora
mandam e desmandam , fazem o que querem.

Há mulheres de menos nesse mundo
que em cada esquina se multipliquem
que brilhem cada vez mais
que encham meu dia de alegria
que perfumem os meus caminhos !

Arlequim
Este comentário foi removido pelo autor.
*

SOLIDARIEDADE É UMA ESTRADA DE DUAS VIAS:

HIPER_paola:

As questões, por ti levantadas, poderiam ser analisadas de várias dimensões... mas eu prefiro restringir a uma leitura deste “estado” que aí está. Ele não é para funcionar para o povo – nós, eu e você – e sim para os empresários donos de boi, rapidinho uma floresta é devastada – sem se achar um culpado – pelo fogo e o capim cresce tenro para os guzerás da vida; proprietários de fábricas de qualquer bugigangas conseguem dar LUCRO em dois anos para menor, pois rapidinho às máquinas e os ‘nordestinos’ chegam e constrói-se num pisca d’olhos; etc...

Saúde, trabalho e pão continuam sendo um sonho para realizar-se nos tempos das calendas gregas, ou seja tempo nenhum!!

ass.: tavares (sou mais um na fila do INSS, após três dias nos corredores do Hospital Roberto Santos)
Dicas Legais disse…
Seu blog está maravilhosoo

Continue assim


bjoO
Anônimo disse…
Minha querida é com prazer que venho visitar o seu blog. Eu não sabia de sua problemática com sua filhota, mas graças a Deus tudo já está encaminhado, não é? Espero que tudo corra bem. quanto ao descaso, é lamemtável que coisas assim ocorram, em pleno século XXI, mas infelizmente vivemos num país onde cada um só pensa no seu próprio bem estar, não se importando com o outro. Espero que um dia isto possa mudar e, que todos possam viver em comunhão.Um beijão.
Anônimo disse…
Paola a mensagem acima é minha, desculpe mas acabei esquecendo de me identificar.Beijos.
Jane Peralva Maynart Machiqueira
Ivan Daniel disse…
É uma pena que no dia da poesia tu tenhas que abordar um tema tão triste , mas entendo os teus motivos... tens toda a razão em 'botar a boca no trombone'.
Anônimo disse…
Oi querida. Feliz Dia da Poesia e parabéns por ser uma guerreira sempre, em atos e palavras.. Um beijo
Unknown disse…
Querida amiga Paola,
Como sempre seu blog está lindo,
suas palavras tem um efeito muito forte...
Parabéns pelo dia do poeta 14/03.
Beijos
Carmen Amorim
Papoila disse…
Paola:
Os problemas de saúde que têm de ser resolvidos e os Sistemas de Saúde que se esquecem de se colocar no lugar do doente e da sua familia num texto muito bem escrito como sempre.
São precisas mais opiniões destas para mudar o "sistema" e garantir a sua qualidade seja onde for. Grita contra o "sistema" sempre que necessário.
Adorei a sua poesia.
Feliz Páscoa.
Beijo
L. Rafael Nolli disse…
Paola, fico feliz que as coisas estejam caminhando bem. Torço muito por vocês. Sua garra, sua luta tem feito a diferença nessa situação. Uma pena que tenhamos que gritar, que brigar, para que seja assegurada a saúde de nossa família! Minha amiga, feliz dia da poesia pra você e tudo de bom!
Citadino Kane disse…
Paolita,
Irás vencer e festejaremos a vida, que insiste em brotar nos corações guerreiros.
Pela poesia, pela tua filha, pela tua luta - MUITA FORÇA!
Beijos,
Pedro
Tozé Franco disse…
Fico triste por sber que a sua filha está com problemas de saúde, feliz por saber que está já a ser tratada e agora é uma questão de tempo.
Deste lado do Atlântico, a saúde também não está melhor, com o Sistema Nacional de Saúde e a ser cada vez menos nacional e menos de saúde.
Um abraço.
Tudo de bom para si e todos os seus.
david santos disse…
Força, Paula!
Nada de parar nem de calar! Contra quem vive à custa da nossa miséria, nós não nos devemos calar.
Quanto ao rseto deixo-te uma minha, mas já com barbas: "A resignação é a falta de evolução."
Por isso, nunca resignar.
Conta comigo, caso a tua luta tenha que se estender.
Abraços.
Menina do Rio disse…
Querida Paola,
a deficiência do Sistema de saúde SUS, nem é o fato da população crescer em demasia; é a má administração dos recusros financeiros. Não esqueça que 20% da folha de cada empresa são destinados à Previdência. Isso seria o bastante para termos um sistema de saúde de primeiro mundo, não fosse a sonegação das grandes empresas em conluio com a fiscalização corrupta que fecha os olhos por alguns trocados e a troca de favores à título de "anistia". Isso sem contar com as gordas pensões pagas às "viuvas" do militarismo e aposentadorias precoces dessa cambada de políticos. E mais. A nossa "omissão", pois a maioria não cobra seus direitos e quando um tenta fazer isso isoladamente é ignorado. Neste pais reclama-se de tudo, mas na hora de cobrar direitos faz-se uma lei de silêncio. Pessoas reclamam nas filas dos bancos, do mercado, do ônibus e dos hospitais mas não vão a quem de direito exigir que se cumpram as Leis. Eu nunca usei o SUS, embora sempre tenha o ajudado a manter e é provavel que quando vier a precisar, serei tratada como indigente.
Vamos torcer pela recuperação de sua filha e parabéns pela tua força!

Um beijo
LUZ DO TEATRO disse…
O sistema
que dilema
mas se atentamos
gritamos
bradamos
sem verso
sem rima
superamos o que não deve ser
SINA.
Inês
querida____________Paola







pois estou contigo_____sim




deves falar____sempre!!!


jamais o silêncio!!!




.um


poema




pode_____ser



somente_____um GRITO!









beijO c/ carinhO
Anônimo disse…
pAOLA,MUITA FORÇA.o MUNDO VIVE ATRELADO A UM CABRESYTO CHAMDO eSTADO;VIVEMOS COM ANTULHOS.sOMOS CONDUZIDOS POR UM SISTEMA QUE NOS EMBRUTE E EMBURRECE. iNFELIZMENTE AINDA ESTAOS APRENDENDO A CAMINHAR(VIVEMOS NUMA ESPECIE DE PRÉ-ADOLESCENCIA ESPIRTUAL).sE A eVOLUÇAO É UM PROCESSO,TALVEZ UM DIA O HUMANA SE DESENVOLVA,EVOLUA.tEMOS UMA ORGANIZAÇAO MESQUINHA,EGOÍSTA,LUCRATIVA.a VIDA É UM NEGOCIO COMO OUTRO QUALQUER DIANTE DESSE SISTEMA.qUYE A PROXIA GERAÇAO SAIBA MELHOR O QUE ESTÁ AÍ...SABEMOS QUE O CAMINHO AINDA É LONGO,MAS NAO PERCAMOS A ESPERANÇA EM NÓS MESMS. a pOESIA É A FORM DE CRER,AMAR E PROTESTAR(AMPLIA A NOSSA CONSCIENCIA).bOA SEMANA.
Anônimo disse…
Paola, vc é uma guerreira, te admiro muito...continue sempre assim, amiga!Uma santa e feliz semana!!!Bjsss mil, Sandra.
Anônimo disse…
Guria querida, é sempre bom passar aqui no seu espaço...talvez em outras circunstâncias encontraria aqui uma linda poesia...mas a vida também é luta, superação. Quero que saiba que compartilho da sua indignação, porém não me canso de admirá-la. Eu assim como seus muitos amigos estaremos sempre torcendo pelo seu sucesso e felicidade. Um grande beijo lindona.

YEDRA
Unknown disse…
Olá Paolinha continua muito lindo seu blog!! Parabéns!! Felicidades!! Adoro-te!! Bjosss
rui disse…
Olá Paola

O teu texto deixou-me muito sensibilizado, é de uma enorme crueza termos de "gritar" e "exigir" o que por direito nos pertence.
Que sociedade malvada é esta em que vivemos!
Que tudo corra bem para ti e tua filhota, minha amiga.

Beijinhos, muitos
Anônimo disse…
Olá Paola seu blog como sempre muito interesssante li com atenção o seu manifesto em relação a saúde publica em nosso pais!Mais quebom que vc é daquelas Brasileiras porreta quecorre atras dos seus dereitos, ainda mais se tratando da súde de sua filha Graças a Deus sua filha já esta fazendo o tratamento, mais ésssim mesmo vivemos sempre aderiva em relação a saúde publica !Há obrigado pela suapresença em meu blog .

Celso.
Harold disse…
Oi Paola!
Enquanto lia seu texto, lembrei do filme "Sicko- SOS Saúde", dirigido por Michael Moore. Realmente, quando precisamos provar a eficiência do sistema de saúde, percebemos que tal eficiência , muitas vezes, é só um discurso bonito.
Mas o seu desabafo não se perde no tempo. O sofrimento de sua filha há de ser superado. Fico na torcida.
Beijos!
Menina do Rio disse…
Qualquer tempo é tempo de Paz.
E o melhor lugar do mundo é onde está
o nosso coração.
E a sintonia é como uma melodia
Ou um sino ao final do dia
nos chamando a confraternizar.

Não tenho religião, mas acredito ns
força maior que rege o mundo e vibro
nesta energia.

Feliz Páscoa!
Paola, passei hoje aqui e não pude deixar de ler as suas palavras de sofrimento... Lamento querida! A sua voz é a nossa voz, a voz de um povo indignado e cansado de tanta injustiça! Façamos da nossa voz um instrumento de mudanças e melhorias, seja através de um protesto, de uma música, ou até mesmo através da poesia...
Beijos no coração, da amiga Roseane S. B.
Unknown disse…
Olá amiga faz tempo que n vinha cá, mas não esqueci você. A minha vida anda muito complicada. Beijinhos
Anônimo disse…
olá querida....

so sistema , como dizem é mesmo " bruto".
Boa sorte pra vc.Seria maravilhoso se a vida fosse muito mais poesia né?...

bjossssss
Daniel Aladiah disse…
Querida Paola
Desculpa a ausência, mas tenho tido todo o tempo ocupado com "milhares" de coisas inesperadas na minha vida.
Lamento a doença da tua filha e quero acreditar que tudo acontecerá o melhor possível para ela e para ti. Esta nossa vida é de luta permanente. Cá as coisas também não são perfeitas, nomeadamente no Sistema Nacional de Saúde. Contudo, aí é tudo muito mais acessível em termos financeiros, o problemas é vocês não terem (aliás, como nós), ordenados europeus.
Tudo de bom e não percas a força que te caracteriza!
Um beijo
Daniel
enten katsudatsu disse…
"Pra ser poeta, é preciso ser mais que poeta"
PAULO LEMINSKI

"Poesia eu não te escrevo
eu te vivo
e viva nós"
CACASO.

"Poeta feto malsão
Criado com os sulcos
De um leito mal
No atavismo mostruoso
Da alma desordenada dos malucos"
AUGUSTO DOS ANJOS.

Sobre a doença aí é só receber johrei que melhora, cura, só RECEBER JOHREI. Busca na net o que é JOHREI.
Sobre poesia é uma brincadeira de criança tão séria que consegue ter a força de uma bomba atômica.
Tem hora que tenho q dar risadas, a cofraria do RIO, a de SÃO PAULO. A revista tal e a outra.... Todos querendo vender poesia. Isso é coisa sagrada, sobretudo é arte.
Poeta é muito além de rimar coração com limão.
Poeta vai muito além de domínio de Linguagem, catacrese, metonímias, aliterações, pleonasmos. Poeta é o louco delirante que sufraga noite e noites e trepa com palavras. Além disso, poeta é quem tem pegado porque todos hoje são poetas. Mas será que são?


Cássio Amaral.
Mell disse…
oi passei e estou lisongeda pelo conite de ver seu blog
ta simplesmente d+++++ adorei..vc comos empre de um talento nato para a arte da escrita te adoro amiga
isso me encoraja a voltar a blogar
bju bju
Mell

Postagens mais visitadas deste blog

Questão de educação

Hildegard von Bingen

O dia do amanhã