Primeiro de abril: o dia da mentira

Tudo começou em 1564, quando Carlos IX, rei de França, por uma ordonnance de Roussillon, Dauphine, determinou que o ano começasse no dia primeiro de Janeiro, no que foi seguido por outros países da Europa. É claro que, no início, a confusão foi geral, de vez que os meios de comunicação ainda eram inexistentes. Não havia rádio, televisão, nem mesmo o jornal, pois era a invenção da imprensa, por Gutemberg, só aconteceu muitos anos depois.
Antes de Carlos IX determinar que o dia primeiro de Janeiro fosse o começo do ano, este tinha início no dia primeiro de abril, o que resultou ficar conhecido como Dia da Mentira, por força das brincadeiras feitas com a intenção de provocar hilaridade.
Surgiram, então, as brincadeiras (que os franceses denominavam de plaisanteries) em todo o mundo, como a da carta que se mandava por um portador destinada a outra pessoa, na qual se lia o seguinte: "Hoje é primeiro de abril. Mande este burro pra onde ele quiser ir".
Seria um nunca acabar se fossem, aqui, relacionadas as brincadeiras referentes ao primeiro de abril. Até mesmo eram distribuídas cartas convidando amigos para assistirem ao enlace matrimonial de pessoas que nem sequer se conheciam, mencionando a igreja, o dia e a hora em que seria celebrado o suposto casamento.
Vejamos alguns primeiros de abril pregados pela imprensa mundial, conforme relata a revista Isto é, de são Paulo, n- 1488, edição de 8 de abril de 1998: 1) "A África do Sul comprou Moçambique por US$ 10 bilhões. O anúncio do negócio fora feito na organização das Nações Unidas pelo presidente sul-africano Nelson Mandela. Deu no jornal Star, de Johannesburgo; 2) A Rádio Medi, de Tânger, no Marrocos, noticiou que o Brasil não iria participar da Copa do Mundo porque o dinheiro da seleção seria usado na luta contra o incêndio em Roraima; 3) A minúscula república russa Djortostão declarou guerra ao Vaticano. Motivo: arrebatar o título de menor Estado da Europa. Para tanto, ele teria doado seis metros quadrados de seu território a uma república vizinha. Isso tudo de acordo com o jornal Moscou times; 4) Diego Maradona, ex-capitão da seleção argentina de futecol, é o novo técnico da seleção do Vietnã. Deu nos principais jornais vietnamitas; 5) Ao deixar o Senegal, o presidente americano Bill Clinton seria acompanhado de uma comitiva formada pelos primeiros 50 senegaleses que fossem à embaixada para pedir visto de entrada nos EUA. Assim informou o jornal Le Soleil, do Senegal. Centenas de senegaleses acreditaram na mentira e correram para a embaixada americana."
Noticiando o falecimento de Maurício Fruet, ex-prefeito de Curitiba e ex-deputado federal, a revista Isto é, são Paulo, n- 1510, edição de 9 de setembro de 1998, informou que ele "era considerado o parlamentar mais brincalhão e espirituoso que passara pela câmara dos Deputados. Um exemplo: convocou uma falsa reunião de todo o secretariado do então governador Roberto Requião no dia 1- de abril de 1990 (havia 15 dias que Requião tomara posse). Os Secretários, sem entender nada, passaram toda a madrugada no palácio Iguaçu. De manhã, Fruet fez chegar a informação de que era um trote do Dia da Mentira."
Tudo faz crer que as brincadeiras, originárias das plaisanteris francesas, continuem sempre a existir, graças à eternidade das manifestações folclóricas no mundo inteiro.

Comentários

Anônimo disse…
Quem disse que blogar não é cultura!!
Por isso digo que quanto mais vivemos, mais aprendemos... E eu, aprendi o que meu filho me perguntou de manhã e eu não soube responder...rsrsrs. Vou lá falar pra ele!
bjs e boa semana
Anônimo disse…
Não sabia que tudo tinha começado assim...
Eu que me divertia a pregar mentiras a toda a gente nem sabia como é que tudo tinha começado...
Adorei o texto...

Upss, desculpa a invasão...
Passa no meu quando quizeres!
Anônimo disse…
Olá,

Gostei de saber pequenos detalhes sobre 1º de Abril, assim como gostei muito dos textos de seu blogh, sendo assim aproveito para convidar-te a vir conhecer o meu blog, sou apenas um iniciante e tenho muito que aprender sobre a blogsfera e conto com o seu apoio e opinião.
Desde já obrigado e uma boa semana,

Paulo
Ivan Daniel disse…
Já fiz muita pegadinha em 1º de abril hehehehe...
Anônimo disse…
Interessante o texto sobre o dia da mentira. Gostei de saber um pouco mais sobre essa data que inspira os gozadores de plantão.

Amiga, aceita um ovo de chocolate?
Tem um pra você lá no meu espaço, viu?

Que teu domingo seja de alegria, de paz e muita doçura junto aos teus.

Um abraço e quando eu voltar de viagem venho te dar um alô, ok?

Postagens mais visitadas deste blog

Questão de educação

Hildegard von Bingen

O dia do amanhã