EVM

O Prêmio Érico Vannucci Mendes foi instituído em março de 1988 pela mãe de Érico, Marta Vannucci, após seu falecimento em 1986, aos 42 anos, com o objetivo de dar continuidade ao seu trabalho em favor da cultura nacional e estimular e incentivar os pesquisadores a seguirem o caminho da pesquisa científica.
Estudioso da cultura brasileira, Érico Vannucci nasceu em São Paulo em 1944 e foi elemento atuante nos movimentos culturais do país. O Prêmio em sua homenagem é considerado um estímulo aos pesquisadores que seguem o mesmo caminho. Ele também foi diretor do Grupo Teatral Negro (GTN) e do Museu Lasar Segall.
Por vezes, além do agraciado, são escolhidos alguns destaques do ano que, segundo a comissão julgadora, merece um reconhecimento especial. Entre os premiados ao longo de todos esses anos, estão estudiosos e pesquisadores que realizaram trabalhos importantes sobre cultura indígena, cultura popular urbana, folclore brasileiro, cultura regional, afro-brasileira, entre outros.

VENCEDOR DO PREMIO ESTE ANO


O baiano Vilson Caetano de Sousa Júnior foi o ganhador do Prêmio Érico Vannucci Mendes, edição de 2006. O jovem pesquisador da área de Antropologia das Populações Afro-Brasileiras apresentou dois livros: Nagô – A nação de ancestrais itinerantes, publicado em 2005, e Orixás – Santos e Festas, publicado em 2003, e foi agraciado com o primeiro lugar entre 32 trabalhos inscritos.

Segundo a Comissão Julgadora, Vilson Caetano apresentou um trabalho muito bonito que recupera a história através do sincretismo de autores como Roger Bastide e Edson Carneiro para analisar festas, santos, orixás e o candomblé. “Uma pessoa muito jovem com um currículo de grande pesquisador, que cumpriu com os objetivos do prêmio, mantendo seriedade no tratamento dado sobre a temática trabalhada”, completa Alzira Alves de Abreu, presidente da Comissão.
O Prêmio Érico Vannucci Mendes é uma parceria entre Marta Vannucci, mãe do pesquisador Érico Vannucci, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Instituído em 1988, o prêmio tem o objetivo de estimular o estudo da cultura brasileira em todos os seus aspectos, promovendo a valorização e a conservação dos conhecimentos já tradicionais e os que vêm sendo incorporados ao longo do tempo, assim dando continuidade ao trabalho do pesquisador Vannucci.

Comentários

Anônimo disse…
Paola: Agradeço do coração ter linkado o meu blog http://praiadaclaridade.blogs.sapo.pt/ (mas este só tem 2 post's ... ainda está em construção....
Também tenho outro na mesma situação, em contrução, só com 2 post's: http://praiadaclaridade.blogspot.com/
Mas, como sabe, o meu blog principal, com quase 800 post's, é http://topazio1950.blogs.sapo.pt/
Não tenho aparecido muito no computador porque está sempre muito quente aqui nesta sala, com temperaturas superiores a 30 graus...
Praticamente só tenho feito o blog.
Por isso, peço desculpa, mas não me esqueci de você !...
E sei que me tem enviado mail's para o meu Gmail !!!
Beijos.
Filipe Freitas
Anônimo disse…
Fantástica a sua família Vannucci!! q ótima contribuição a nossa cultura!!

Excelente texto! Parabéns Paola!!

abcs.
Fabiana Borges disse…
beijos querida...ótimo final de semana.
Bom ficar por dentro de coisas sobre as quais não sabia , vindo aqui....e ao mesmo tempo me amocionar com outras como o post abaixo :)

bjão!
Anônimo disse…
Oi paolinha eu tbém tenho um enorme carinho pela sua iluminada pessoa. Adorei, amei este post, esta divulgação. Essas memórias. Muito lindo de sua parte!!
Parabéns!!! Bjitos!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Questão de educação

Hildegard von Bingen

O dia do amanhã